Reunião no dia 3 define data da reabertura do comércio em Ribeirão Preto; prefeito se mostra favorável à prorrogação

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) se mostrou favorável nesta terça-feira (31) à prorrogação do decreto que mantém o comércio fechado e faz outras restrições à circulação de pessoas em Ribeirão Preto (SP). 

Segundo o chefe do Executivo, uma reunião com representantes de entidades de diferentes setores e do Comitê de Contingenciamento Covid-19 está marcada para a tarde de sexta-feira (3), quando será discutido o prazo das medidas. 

“Eu percebo claramente um certo ceticismo em antecipar o relaxamento a partir do dia 7 de abril, à exceção dos serviços não essenciais. Mas, de hoje até lá, nós poderemos fazer alguns ajustes em algumas atividades que possam ser liberadas, desde que haja controle sanitário e segurança sanitária, para evitar qualquer ampliação no contágio de pessoa para pessoa”, afirmou. 

O prefeito de Ribeirão Preto, SP, Duarte Nogueira (PSDB) — Foto: Reprodução/EPTV
O prefeito de Ribeirão Preto, SP, Duarte Nogueira (PSDB) — Foto: Reprodução/EPTV

De acordo com Nogueira, o decreto municipal acompanha as regras estabelecidas pelo governo do estado, que também suspendeu todos os serviços considerados não essenciais até 7 de abril. Ainda não há uma decisão do governador João Doria sobre uma possível prorrogação. 

“Os demais chefes de estado têm sido claramente contrários ao relaxamento de distanciamento social nesse instante. Mas, quem tem que dar a última palavra na orientação para qualquer modificação da situação atual, tem que ser as autoridades da ciência”, disse Nogueira. 

Cenário econômico

Entidades como a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) demonstram preocupação com o fechamento das empresas em razão da saúde financeira dos estabelecimentos, mas têm respeitado a decisão. 

A Acirp encaminhou um ofício à Prefeitura, solicitando a revisão das medidas que fecharam as lojas e limitaram restaurantes e bares aos serviços de entrega. Em comunicado, a associação considerou a ação mal planejada, tendo em vista os impactos negativos sobre empresas e empregos. 

De acordo com prefeito, independentemente da data, o comportamento das pessoas será afetado no retorno às atividades normais. 

“Vai ser extremamente lento porque ainda há um receio muito grande em ser contaminado, adquirir a doença. Por isso, estamos concentrando os nossos esforços em melhorar as estruturas de saúde, aproveitar os investimentos que vão ser feitos para mitigar os problemas danosos na economia”, disse. 

Recesso escolar antecipado

Nogueira anunciou a antecipação do recesso escolar na rede municipal de ensino. As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 23 de março, e os alunos passaram a receber lições por meio de plataformas digitais. A princípio, os estudantes retornariam no dia 5 de abril. 

As atividades escolares serão interrompidas de 13 de abril a 24 de abril. Segundo o prefeito, com a paralisação, a Secretaria de Educação poderá coordenar melhor o calendário pedagógico e o andamento do ano letivo, para que não haja prejuízo aos alunos. 

“Até dia 9 de abril, a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação vão manter a educação remota. Depois, acontecerá o recesso. As medidas serão revistas no fim de abril.”

ivannascimento

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *