16 de Maio | Dia do Trabalhador da Limpeza: sociedade reconhece a importância do trabalho da categoria no Brasil

 16 de Maio | Dia do Trabalhador da Limpeza: sociedade reconhece a importância do trabalho da categoria no Brasil

Por muito tempo considerados “pessoas invisíveis” por parte da sociedade, os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza, profissionais que limpam locais importantes, principalmente durante a pandemia, como hospitais e metrôs, recolhem o lixo doméstico e de edifícios, além de varrer ruas e também cuidar de praças, tem hoje um dia para comemorar a profissão: 16 de maio.

São profissionais que durante o isolamento tornam-se ainda mais essenciais, desinfectando ambientes ou mantendo a saúde sanitária do município. Pessoas que acordam cedo, muito antes do sol nascer, para cumprir seu deve com a sociedade.

João Capana, presidente do SIEMACO Ribeirão Preto, comemora as conquistas para toda a categoria, entre elas a Assistência Ambulatorial Médica e Odontológica, uma vitória dessa nova gestão, que está funcionando normalmente até na pandemia.

Diretoria do SIEMACO entrega kits gratuitos de proteção contra a pandemia para a categoria

“Chegamos com uma nova forma de administração em Ribeirão Preto, respeitando a categoria. Sabemos dos desafios, que o dia a dia é difícil, mas estamos preparados. Já conquistamos a assistência médica e odontológica gratuita para todos os trabalhadores e trabalhadoras, investimos numa comunicação mais eficiente e melhoramos o atendimento. Ainda temos muita coisa pela frente, muitas batalhas, mas muitas conquistas também. Orgulho, admiração e compromisso, é isso que sempre teremos com nossos coletores. Parabéns pela dedicação, vocês são um exemplo para nossa sociedade”, disse Capana.

Preconceito e discriminação
Para concluir uma tese de mestrado, o psicólogo social Fernando Braga da Costa se vestiu de gari por oito anos, diariamente, e varreu as ruas da Universidade de São Paulo (USP), com o objetivo de comprovar a “invisibilidade pública” desses trabalhadores.
O pesquisador concluiu que para boa parte da sociedade o gari nada mais era do que um ser invisível, tratado pela população com preconceito, discriminação e descaso, visto tão somente como uma “máquina invisível de limpar”.

Atualmente, com a recomendação de se evitar sair às ruas por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a sociedade tem percebido e reconhecido o trabalho desses profissionais, cujo serviço é fundamental à saúde e bem estar das pessoas.

“A gente vai sempre lutar pra que nossa categoria seja cada dia mais reconhecida. E é em momentos como esse que a sociedade percebe o quão importantes esses trabalhadores e trabalhadoras são. Por isso nos emprenhamos para dar nosso melhor e garantir cada dia mais qualidade de vida para nosso pessoal”, finaliza Capana.

Siemaco Ribeirão preto

https://www.entrecomunicacao.com/

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *