Ribeirão Preto se prepara para reabertura gradativa do comércio; SIEMACO acompanha o processo
Ribeirão Preto e região se preparam para a reabertura gradativa do comércio. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (28), o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Autorizado pelo governo do Estado de São Paulo, o processo segue as regras publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (29). No documento, consta que o comércio de rua da cidade poderá funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e no sábado, das 10h às 15h. Já os quatro shoppings da cidade funcionarão de segunda a sábado, das 12 até às 20 horas.
O percentual de clientes nos estabelecimentos também será limitado a 35% do total estabelecido no alvará de funcionamento. Os locais também deverão manter na porta de entrada uma placa informativa com a capacidade máxima permitida e o total de pessoas autorizadas a frequentar o estabelecimento por dia.
No caso dos shoppings, os estacionamentos só poderão ter ocupadas 35% das vagas disponíveis. Ou seja, a cada três vagas, apenas uma poderá ser utilizada.
Em função da flexibilização ser uma decisão de competência estadual e municipal, a fiscalização dos estabelecimentos em Ribeirão Preto será feita pelo Guarda Civil Metropolitana, pela Fiscalização Geral da Prefeitura e pela Polícia Militar.
O presidente do SIEMACO Ribeirão Preto, João Capana, afirma que a volta gradativa será acompanhada de perto pelo sindicato. “Já fazemos um trabalho de apoio às nossas categorias, principalmente com o afastamento ou demissão de pessoal, dando auxílio técnico aos trabalhadores. Iremos agora reforçar essa atenção, sempre observando como se dará essa retomada do funcionamento do comércio, focados em preservar a saúde dos trabalhadores da limpeza”, afirma.
O sindicato vem fazendo um trabalho social de prevenção durante a pandemia, para reduzir a possibilidade de contágio dentro do setor de limpeza. “Distribuímos álcool gel e máscaras gratuitamente, no intuito de preservar a saúde de quem está prestando serviço durante o isolamento social, bem como nossas clínicas continuam abertas também. O trabalho não pode parar, pois os trabalhadores precisam de nós mais do que nunca”, completa Capana.
Retomada gradativa
A retomada das atividades valerá por quinze dias – até 14 de junho. Após este período, a situação do coronavírus será novamente avaliada pelo Governo do Estado e, dependendo da situação, poderá ser autorizada a reabertura de novas atividades. A previsão é que na próxima etapa sejam abertos salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes.