A Reforma Trabalhista trouxe várias flexibilizações que prejudicaram a classe trabalhadora, entre elas a tentativa de enfraquecer os sindicatos — que tiveram que se reinventar para continuar na defesa dos direitos das categorias que representam.
Esse desmonte na legislação transformou o sindicato, mais do que nunca, no único local onde o trabalhador pode buscar seus direitos e proteção gratuitamente. E com o fim do Ministério do Trabalho e a redução brusca no número de fiscais trabalhistas, o sindicato tornou-se a última trincheira na busca por direitos.
Alterações, como o acordado acima do legislado (o que o trabalhador combina com a empresa está acima da legislação trabalhista brasileira), expõem mais ainda o trabalhador. Acordos e convenções coletivas ganharam mais destaque e se tornaram única alternativa e uma saída importante à essa reforma.
Observando essas mudanças, o SIEMACO Ribeirão Preto está numa nova fase. Com mais fiscalização, mais benefícios para as categorias que representa, mais negociação com empresas e sindicatos patronais e, acima de tudo, transparência e abertura total com nossas bases. Ou seja, um novo jeito de administrar, com um sindicalismo moderno, qualificado e voltado pras necessidades atuais dos trabalhadores e das trabalhadoras.
E já colhemos frutos, nesse início de mudanças. Acordos históricos, com reajustes e benefícios nunca antes conquistados para as categorias na região: Assistência Ambulatorial Médica e Odontológica gratuita, cursos de qualificação profissional, recolocação no mercado de trabalho e tantos outros serviços sindicais fazem do SIEMACO Ribeirão Preto uma referência, seguindo a risca os ideais de um Sindicato Cidadão, dando mais qualidade de vida para a sociedade como um todo.
Mas ainda existe um longo caminho pela frente, e somente com o apoio e a união da classe trabalhadora é que iremos avançar ainda mais. O SIEMACO Ribeirão Preto está disposto a fazer história, nessa nova fase que se inicia, e estará sempre disposto a lutar para manter e melhorar direitos trabalhistas.
“Acreditamos que é preciso muita coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença.”
Forte abraço e contem sempre conosco!