NOVEMBRO AZUL: entenda as causas do câncer de próstata, afaste o preconceito ao exame de toque e previna-se!

 NOVEMBRO AZUL: entenda as causas do câncer de próstata, afaste o preconceito ao exame de toque e previna-se!

Mundialmente, o câncer de próstata atinge 1,5 milhão de pessoas e a mortalidade gira em torno de 360 mil pacientes anualmente. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), ocorrerão 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil no biênio 2021-2022, o que equivale a 66,12 incidentes a cada 100 mil homens — mais alto que muitos índices de violência nas capitais brasileiras. E mesmo com tantos dados alarmantes, o preconceito ainda é uma barreira para o exame do toque retal, o meio mais seguro de diagnosticar essa doença. 

Confira abaixo essas dicas para entender a doença e a importância dos exames preventivos.

Sintomas e diagnóstico

Como a maioria dos pacientes em estágio inicial não apresenta sintomas do câncer de próstata, há mais dificuldade de detectar a doença. Logo, é recomendado que o médico incentive o paciente a realizar uma avaliação geral regularmente, pois, apesar de mortal, a neoplasia maligna da próstata (câncer de próstata) tem até 90% de probabilidade de cura se for diagnosticada precocemente.

Por este motivo, além de conscientizar, o Novembro Azul estimula os homens a fazerem o exame de próstata a despeito dos preconceitos que envolvem este tipo de rastreio, realizado por meio do exame de toque retal. Neste, o urologista investiga a presença de uma massa rígida, nódulos, e alguma superfície irregular na glândula.

Os sintomas do câncer de próstata costumam se manifestar nas fases mais avançadas; o paciente pode sentir urgência e dor ao urinar, nictúria, dores lombares, baixo fluxo urinário, dor no testículo, presença de sangue na urina ou no sêmen.

Fatores de risco

O câncer de próstata não tem uma causa definida, porém fatores podem influenciar o surgimento da neoplasia maligna, como idade avançada (a partir dos 50 anos), histórico deste tipo de câncer na família, indivíduos negros, sedentarismo e obesidade.

Tratamento

O tratamento vai depender do estágio de evolução da neoplasia. Se a doença estiver localizada, ou seja, dentro dos limites da próstata, recomenda-se a radioterapia ou a cirurgia de retirada da glândula (prostatectomia), além do acompanhamento clínico deste paciente. Em fases mais avançadas, o tratamento depende dos diagnósticos.

Prevenção

A prevenção do câncer de próstata é realizada por meio de hábitos saudáveis, como exercícios físicos, cessação do tabagismo, redução no consumo de álcool e dieta balanceada rica em frutas, verduras e legumes e baixa ingestão de gordura. Homens com mais de 45 anos que pertencem ao grupo de risco devem fazer exames de rotina anualmente para a detecção da doença.

Siemaco Ribeirão preto

https://www.entrecomunicacao.com/

Posts Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *